WhatsApp Image 2023-03-31 at 16.18.20

Yamas e Niyamas

Todos nós procuramos um significado para as nossas vidas. Procuramos estar bem.

Quando lemos sobre a ética do Yoga falamos em Yamas e Nyamas.

O yoga tem como objetivo ajudar-te a ter consciência não só do teu corpo mas também dos teus pensamentos. Os Yamas e Nyamas são valores, princípios, disciplina, ética que tens para contigo e para com os outros e que devem reger o teu dia a dia para que possas viver de uma forma mais feliz.

Hoje vamos abordar Yamas e os Nyamas (podes ler o post no Instagram)

Não Violência – Ahimsa

“Para criarmos uma vida livre E um mundo livre de violência em primeiro lugar Precisamos encontrar a nossa coragem.”

Quando falamos em violência habitualmente visualizamos o ato de matar, de magoar…no entanto a violência vai muito além disso. 

Quantas vezes estás assustada e acabas por ser dura contigo própria. A tua/nossa capacidade de praticares a não violência com os outros está relacionada com a tua/nossa capacidade de praticarmos não violência connosco próprias(os). 

Encontrarmos a nossa coragem ajuda-nos a estar/ser mais equilibradas(os).  O desequilíbrio é uma das causas da violência. O equilíbrio ajuda-nos a encontrar harmonia dentro Dentro de nós. Achas que é fácil encontrar o teu equilíbrio neste mundo barulhento e bombardeado por estímulos constantes. Lembra-te nós tratamo-nos da mesma forma que tratamos as pessoas ao nosso redor.

A verdade(Satya)

A verdade tem o poder de corrigir erros de acabar com tristezas, a verdade exige integridade na nossa vida, vai muito além de não contar uma mentira. 

A verdade deve estar presente na tua/nossa vida em pensamentos, palavras e ações. Recorda-te que não existem meias verdades. ?

Não Roubar ( Asteya)

 Todos os Yamas estão relacionados. Quando falamos em não roubar, queremos trazer a palavra honestidade. Não roubar vai muito além de ficarmos com algo que não é nosso. 

 O “roubo” pode ser físico, intelectual, espiritual. Quantas vezes roubamos a nossa própria vida? Corremos de um lado para o outro e não saboreamos, não assimilamos, não descansamos.

 Quantas vezes já abusaste dos recursos que o planeta te disponibiliza, sem agradecer. 

Quantas vezes “roubaste” um sonho, uma ideia.

Moderação (Brahmacarya)

“No pensamento do yoga há um momento em que chegamos ao limite perfeito daquilo em que estamos envolvidos.”

Percebemos que não precisamos de viver com excessos. Que podemos canalizar a nossa energia e usufruir do que nos rodeia com moderação. 

Que precisamos de nos conectar com o divino, de parar e agradecer.

Precisamos de abrir o nosso coração à contemplação.

Não Apropriação (Aparigraha)

“ O aparigraha convida-nos a desfrutar da vida ao máximo. Ao mesmo tempo desafia-nos a ser capazes de abandonar tudo. “

As nossas expectativas mantêm-nos presos e muitas vezes descontentes. Mas optamos por escolher o apego em vez da liberdade.

Não apego não ganância não cobiça não apropriação… Deixar ir

 Vive com simplicidade, sem ganância. 

Recorda-te os yamas são o teu, o meu, o nosso GPS particular que nos convida a viver em harmonia com o mundo.

Niyamas

Os Niyamas são “sementes” que vamos plantamos dentro de nós e nos ajudam a crescer, a organizar a nossa vida interior e pessoal. 

Limpeza (Saucan)

“Sermos puros com nós mesmos significa não temer os nossos pensamentos ou sentimentos e não precisarmos de esconder nada de nós mesmos.”

Convite para purificarmos o nosso corpo, os nossos pensamentos e as nossas palavras. Limpeza externa e interna. 

Podemos “purificar-nos” através de Kryas, através dos ásanas, pranayamas, meditação. 

Queremos limpar-nos física e mentalmente para protegermos o nosso corpo e a nossa mente. Livrar-nos de pensamentos e sentimentos negativos, tóxicos. 

Podes fazer esta limpeza através do silêncio, jejum, dieta líquida, prática física, arrumares a tua casa, os teus armários, meditares.

Contentamento (Santosa)

“ O caminho não é Difícil para aqueles que não estão apegados as suas preferências. “

Capacidade de ficarmos contentes com tudo o que nos acontece, abrirmos o nosso coração à gratidão. 

Quantas vezes te sentes chateada(o), magoada(o), desvalorizada(o) e entregas-te a estas emoções?

Para te manteres contente alegre deves praticar a gratidão. A gratidão vai proteger-te da tua mesquinhez vai manter-te centrada(o) na alegria. 

Já reparaste que que é muito fácil sentires contentamento quando estás bem, quando estás alegre, quando as coisas estão a correr de forma favorável e quando sentes que gostas de ti mesma.

Autodisciplina (Tapas)

Criares, rotinas, disciplina, Venceres a preguiça.

A auto disciplina está ligada à tua prática em teres cuidado com o tipo de comida que comes, ao movimentares-te e exercitares o teu corpo, estudares, rodeares-te de pessoas que tem o mesmo pensamento que tu. 

A auto disciplina ajuda-te a mudar a tua vida, a melhorares a tua natureza, a tornares-te outra pessoa. A deixares hábitos que não beneficiam o teu corpo nem a tua mente. 

Compreensão (Svadhyaya)

“Saberes que não és quem achavas que eras, abre-te a possibilidade de conheceres o teu verdadeiro EU. “

Svadhyaya é o estudo que conduz ao conhecimento de ti mesma(o), é a busca do saber interior, é o encontro com a tua intuição, com a tua alma.

O mundo e as pessoas reflectem o que cada uma vê, não o que existe. Porque cada uma/um de nós é o resultado das suas crenças. Cada SER precisa perceber, conhecer e compreender o motivo das suas crenças. 

A meditação ajuda-te a estudares-te a ti mesma(o), quando começas a conectares-te com o teu EU divino começas a libertar-te.

Entrega Īśvarapranidhāṇa

Entrega ( Īśvarapranidhāṇa)

Confia

Este Niyama convida-te a entregar o ego, abrir o  coração e aceitar que tudo tem um propósito mais elevado.

Quando aprenderes a parar de lutar contra a vida, podes começar a agir com habilidade. O controle torna-te tensa(o), rígida(o), limita-te. Abre mão do controle, recebe cada momento de coração aberto e dança levemente ao som da música da vida. Confia, porque tu sabes que tudo tem um propósito. 

Se te fizer sentido, tira uma semana para reflectires sobre cada um destes niyamas. 

Observa-te e confia.

? Gratidão ?Just Love


Natasha Capinha

Natasha Capinha

Deixe o seu comentário

O seu email ainda não existe. Campos obrigatórios*